A ministra da Administração Pública Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Dias, disse hoje, em Luanda, que em Angola por via do programa da reforma da administração pública já se vêem algumas melhorias no que diz respeito à gestão dos recursos humanos, embora ainda não ao nível desejado.
Teresa Dias, que falava em conferência de imprensa após a assinatura de um acordo de cooperação com Cabo Verde sobre gestão de recursos humanos, reforma administrativa e serviços de apoio aos cidadãos, explicou ainda que a gestão dos recursos humanos em Angola ainda está dependente do Ministério das Finanças e pretende que esta responsabilidade passe para o departamento ministerial de tutela.
“Por enquanto, nós temos vindo a partilhar responsabilidades, a partilhar recursos, e muitas vezes não é eficiente. Este seria um dos caminhos que nós pretendemos a curto prazo trilhar”, indicou Teresa Dias.
Por sua vez, a ministra da Modernização do Estado e Administração Pública , República de Cabo Verde, Edna de Oliveira, fez saber que nos pilares da Reforma Administrativa Pública, prestação de serviços públicos aos cidadãos e a modernização administrativa há muito para se partilhar, e quer aproveitar a experiência de Angola que querem melhorar o serviço no seu país.
Referir que, o acordo entre os dois países vai permitir a assistência técnica, capacitação, reconhecimento, mobilidade de formadores, troca de experiências nas respectivas áreas de cooperação.
Durante a sua estadia em Angola, a ministra cabo-verdiana efectuou visitas à Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENNAPP) e ao Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC). Amanhã, terça-feira, a governante vai testemunhar o lançamento do Fundo Nacional de Administração e Políticas Públicas, na ENAPP.