Aí está ele. O Suzuki Jimny, apreciado por tantos no mundo, acaba de ganhar a muito aguardada carroçaria de cinco portas.
Se as duas portas adicionais “obrigaram” a alongar o pequeno todo o terreno, os (muitos) centímetros adicionais dão ao Jimny novos atributos em matéria de espaço e versatilidade.
E até cresceu bem mais do que o estimado. Os rumores apontavam para um aumento de 30 cm no comprimento e na distância entre eixos, mas o Jimny de cinco portas viu a distância entre eixos crescer 34 cm, até aos 2,59 m, e o comprimento aumentar em meio metro (50 cm) até aos 3,985 m.
Previsivelmente, o aumento de dimensões reflete-se na oferta de espaço interior, com os passageiros traseiros a serem os mais beneficiados. A bagageira também cresceu.
Dos diminutos 85 l do Jimny de três portas e quatro lugares, passamos a ter 208 l no Jimny de cinco portas — uma melhoria, mas ainda um valor modesto, sobretudo quando o comparamos com outros modelos a rondar os quatro metros de comprimento.
O novo Suzuki Jimny de cinco portas mantém todos os atributos todo o terreno do de três portas: continuamos a ter um chassis de longarinas e travessas, eixos rígidos e caixa de redutoras.