Por ocasião da abertura do ano formativo da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), em Fevereiro deste ano, em Luanda, o Executivo assumiu o compromisso de formar 20 mil quadros. Número que ultrapassa as expectativas com um total de 31.322 novos quadros dentre funcionários públicos, agentes administrativos e trabalhadores de empresas públicas e privadas.
Registo que representa, para a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Dias, o cumprimento satisfatório de uma importante meta do sector.
Teresa Dias que falava no acto oficial de encerramento do ano formativo 2024 da ENAPP, disse que no presente ano, um dos maiores engajamentos da instituição foi promover a revitalização dos seis centros regionais que a escola possui, bem como dinamizar a formação para os órgãos de administração local.
“O Ministério da Administração do Território em parceria com a ENAPP, levou a cabo a formação de introdução ao serviço público, para os órgãos da administração local do Estado, que teve como objetivo principal o desenvolvimento de competências dos gestores municipais, munindo-os com conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam compreender e actuar de forma eficaz no contexto da nova divisão política administrativa”, informou a ministra aos presentes.
Assim, de acordo com a titular da pasta, foram formados os 164 administradores municipais e os demais quadros da administração local, perfazendo um total de 382 formados em todo o país.
Referir que, esta acção formativa levada a cabo pela Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas, tem como missão actuar nos domínios da formação e pesquisa, com vista a promover a melhoria da prestação dos serviços públicos através do reforço das habilidades e competências dos quadros da administração central local, assim como dos sectores empresariais público e privado.