Vários candidatos já se inscreveram ao concurso público iniciado nesta segunda-feira, 07, mostram-se apreensivos com a escassez de número vagas disponíveis. A inquietação dos concorrentes surge depois de a Entidade Recrutadora Única (ERU), ter retificado o número de 900 vagas, afirmando que são apenas 153 vagas dsiponíveis para os ministérios dos Transportes, Educação, Juventude e Desportos e Memorial Dr. António Agostinho Neto.
O concurso público que abrange em todo o país, os mesmos questionam quem são realmente as pessoas que vão preencher estas vagas. A julgar pela excassez do número de vagas, para os mesmos, torna quase impossível a selecção de algum candidato sem a conveniencia daqueles que estão afrente do processo.
“Já estamos habituados, para conseguir uma vaga na função pública a pessoa tem que ter padrinho na cozinha, visto que não há transparência nestes concursos públicos”, disabafou o jovem Francisco Domingos, que se inscreveu no site da SEPE logo após a abertura das candidaturas na segunda-feira.
Em finais de Fevereiro, a ministra do MAPTSS, Teresa Dias, disse que o governo abriria um concurso público para 900 vagas de emprego destinadas as referidas instituições do Estado.
Na segunda-feira a ENAPP anunciou a abertura do concurso para estas quatro instituições públicas, o que deu entender que eram as 900 vagas anunciadas em Fevereiro, embora o comunicado da Escola Nacional de Administração e Política Públicas não fizesse referência ao número de vagas disponíveis, o que levou então a essa interpretação que os meios de comunicação social, das nove centenas anunciada em Fevereiro pela titular do MAPTSS.
Esta quinta-feira em entrevista a um dos programas da RNA, Evaldo Santos, coordenador da Entidade Recrutadora Única (ERU), citado pelo Novo Jornal, disse não ser verdade o número de 900 vagas disponíveis, afirmando que são apenas 153 vagas para os ministérios dos Transportes, Educação, Juventude e Desportos e Memorial Dr. António Agostinho Neto.
“Não é verdade que 900 vagas como se tem repercutido na imprensa. Para este concurso público temos um somatório de 153 vagas disponível”, afirmou.
Segundo a ENAPP, de momento está aberto apenas o concurso público de preenchimento de vagas para o Morial DR. António Agostinho Neto e só no primeiro dia, isto é, na segunda-feira dia 07, mais de 20 mil candidatos inscreveram-se.
Ainda de acordo com a ERU, este é o concurso público que atinge o recorde de 20 mil inscrições só no primeiro dia da abertura do concurso.
“Nunca tivemos um concurso público que teve tanta adesão como este apenas no primeiro dia. Há dois anos tivemos um da AGT que em 15 dias atingiu 400 mil candidaturas, o que quer dizer que esse número pode ser ultrapassado neste concurso público”, avanço.
Segundo Evaldo Santos, até esta quinta-feira, 10, mais de 30 mil candidatos inscreveram-se para o preenchimento de vagas para o Mmemorial Dr. António Agostinho Neto, cujo número de vagas o Novo Jornal apurou que são apenas 10.
Ao portal MOVi, o sociologo Sebastião Bemba, entende que os números recordes para o preenchimento de apenas 10 vagas, é sinal de que maioria da juventude no país está desempregada e apela aos intervenientes deste processo a olharem com alguma preocupação para este cenário.
“Não é normal que em um só dia tenham se isncrevidos mais de 20 mil candidatos para conseguir vaga de emprego. Aqui estamos diante de um cenário de desepero dos jovens em busca do seu primeiro emprego”, disse o especialista.
Good https://is.gd/tpjNyL
Good https://shorturl.at/2breu