O Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) lançou hoje o Prémio Nacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), uma iniciativa que reconhece o impacto dessas empresas no crescimento económico do país.
O prémio, cuja gala de premiação acontecerá em Abril de 2025, distingue empresas pela inovação, impacto económico e gestão eficiente.
De acordo com o Administrador do INAPEM, Bráulio Augusto, em Janeiro de 2025, será publicado o edital com os prazos de candidatura, critérios de avaliação e requisitos de participação.
Bráulio Augusto referiu que os vencedores receberão prémios monetários e terão acesso a assistência técnica, mentorias e outros apoios estratégicos oferecidos pelo INAPEM.
O ministro da Indústria e Comércio, Rui de Oliveira, reconheceu durante o discurso abertura que as MPMEs são o coração da nossa economia, sendo que as mesmas representam aproximadamente 90% do tecido empresarial nacional.
O governante fez saber por outro lado, que o compromisso com as MPMEs é pois uma prioridade nacional, por esta razão, o Governo tem implementado formas estratégicas para criar um ambiente de negócio mais dinâmico e inclusivo.
O prémio nacional das MPMEs é uma iniciativa do Ministério da Indústria e Comércio através do INAPEM, que tem como objectivo promover a competividade e a sustentabilidade das Micro, Pequenas e Médias Empresas, bem como fortalecer o seu papel na economia nacional.