A obra lieterária do escritor e jornalista angolano Fernando Guelengue, intitulada “Pobreza: O epicentro da exploração das crianças em Angola – Entre a escravização e a polémica”, venceu o prémio no domínio da cultura, na categoria literatura do ano, da gala Jovem de Mérito, no município de Cacuaco, em Luanda.
O livro que foi editado e lançado no Brasil em 2014, possui uma estrutura de seis capítulos em que o primeiro aborda a situação real da criança em Angola, os seus direitos fundamentais, a exploração e/ou violência de menores, esclarecendo igualmente as causas e consequências.
No segundo capítulo é onde se relata o tema central, – a pobreza – como epicentro da exploração de criaças no país, tendo como realce algumas investigações relacionadas aos estudos nacionais e internacionais.
Nos capítulos seguintes, o livro procura aprofundar mais as razões da mortalidade infantil, as questões das drogas e o seu enquadramento legislativo, formas e estratégias de denunciar as violações de menores e casos mais noticiados de violações de época.
“Nesta minha investigação de três anos que foi iniciada num dossiê publicado em 2010 no Semanário Agora, do eterno Aguiar dos Santos, levanto ainda a necessidade de termos os julgamentos e as sentenças dos crimes de violência contra os menores devidamente divulgados para expor os criminosos e contribuir para a redução da violência contra a criança”, defendeu Fernando Guelengue em declarações ao portal MOVi.
Guelengue fez saber ainda, pela escassez de pesquisa sobre o assunto em Angola, o número de solicitações do seu livro para produção de monografia tem estado aumentar cada vez mais, expressando gratidão a aqueles, e não só, que votaram para a nomeação da sua obra nesta gala Jovem de Mérito.
De referir que em 2023 o livro“Pobreza: O epicentro da exploração das crianças em Angola – Entre a escravização e a polémica”, foi distinguido com menção honrosa pelos trabalhos que o autor desenvolveu em prol da comunicação social do municipio de Cacuaco.
Perfil do autor
Fernando Guelengue é pai babado das meninas e filhos de uma ancestralidade africana de Angola, apaixonado pelo conhecimento, por isso, o seu investimento de tempo e recursos tem sido em pesquisas e palestras para personalidades, empresas, empreendedores, líderes de igrejas e comunidades vulneráveis.
Guelengue tem mais de uma década e meia dedicada de Jornalismo em Angola, Portugal e Brasil, chegando a trabalhar para os jornais: Ecos do Henda, Semanário Agora, Novo Jornal, tendo escrito ainda artigos para o Grandes Notícias, Jornal O País, Por Dentro de África, e analisa temas de âmbito nacional e internacional na Vida TV, TPA 1, TPA 2, TV Zimbo, Zap Viva e nas rádios Cacuaco, Luanda, Nacional, Despertar, LAC, MFM, Mais, Famastar (Estados Unidos da América), Voz da América, Rádio da Alemanha e tem dado entrevistas para vários portais de notícias nacionais e internacionais.
O seu percurso profissional como Jornalista deu-lhe o prestígio de ser um dos 69 Jornalistas seleccionados no livro”Jornalistas Histórias de Vida”, de Folino Sicato, Kina Santos e Vánia Varela. E a publicação do seu primeiro livro no Brasil, valeu-lhe a sua selecção no livro “Autores e Escritores de Angola 1642-2015”, do escritor angolano Tomás Lima Coelho.
Tem formação superior em Psicologia do Trabalho e, actualemente, está a frequentar o MBA – Master Business Administration em Administração e Direcção de Empresas. São cursos que o garantem o “know how” para trabalhar em consultorias, treinamentos e palestras transformacionais para personalidades, empresas, profissionais liberais e comunidades vulneráveis de forma mais consistente.
Tornou-se consultor estratégico para políticos depois de experimentar uma carreira política intensiva de quatro anos no extinto PADEPA, chegando a ser candidato e deputado à Assembleia Nacional durante as eleições de 2008, altura em que exercia o cargo de 2º secretário Nacional da Juventude, Membro do Comité Central, e depois, da Comissão Política do mesmo partido.