O presidente da UNITA, maior partido da oposição em Angola, Adalberto Costa Júnior, disse que o congresso da Lima – Liga da Mulher Angolana, vai marcar uma transição geracional na liderança da organização.
Costa Júnior falava no acto de abertura do V Congresso do braço femino do seu partido, que arrancou esta sexta-feira, 04, e que conta com três candidatas que disputam a liderança do cadeirão máximo nomeadamente Cesaltina Kulanda, Etna Kapapelo e Alice Sapalalo Chivemba.
“Estou em crer que na digressão que as candidatas empreenderam pelas províncias no contacto com mulheres da LIMA e não só, puderam verificar a condição das mulheres e das suas famílias, das dificuldades e desafios que enfrentam, sendo essa situação incentivo para neste V Congresso aprofundarem o debate sobre o percurso a fazer e iniciativas a tomar, para uma mudança para melhor, do quadro actual”, apelou na ocasião o líder do Galo Negro.
O Congresso que vai durar dois dias, teve como um dos marcos a presença do antigo presidente da UNITA, Isaías Samakuva, que até então não vinha participando das actividades do partido.